sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Azeite Trufado

Desde que vi para vender alguns azeites que diziam conter trufas na composição fiquei super intrigada, queria saber se realmente deveria comprar ou não, então resolvi fazer algumas pesquisas na internet antes e vi que na verdade as opiniões são bem divididas, mas ainda os que são a favor do seu uso dizem que o azeite nem de longe se compara ao real gosto das trufas naturais.

É claro que nada disso importou, ainda que que com várias opiniões em contrário eu não me aguentei e comprei.

Antes de tudo, pra quem não sabe o que são trufas, as trufas são iguarias muito apreciadas por chefes. São cogumelos subterrâneos. Existem as trufas pretas e as brancas, essas últimas ainda mais requisitadas e só existem na Itália, já as negras na França. Na verdade as trufas são um mistério, ninguém sabe ao certo como elas surgem. Para encontrá-las são necessários cães farejadores treinados.


Agora ao veredicto: eu achei horrível! Hahahaha. Simplesmente medíocre, sem sabor nenhum, nem mesmo o bom sabor do azeite. É claro que provei apenas uma marca de azeite trufado, que diz ter 1% de trufa na composição, italiano, marca Costa d'Oro, pode ser que existam melhores, mas depois de tantos comentários ruins e ainda a minha insistência em ainda assim querer prová-lo e me arrepender tão amargamente, duvido que irei provar mais algum, nem que eu fosse muito teimosa! E olha que fiz questão de ver se realmente tinha trufa ou era apenas um aroma sintético, então ou eles estão me enganando dizendo que existe trufa ali ou esse troço é realmente muito ruim. 

Eu não sabia muito bem onde usá-lo, acabei usando para temperar salada mesmo, que seria onde eu mais sentiria o seu gosto e pareceu que eu estava tomando óleo de soja ensosso. Ainda bem que a embalagem é bem pequena.

Como eu não posso ir contra a unanimidade dos chefes que dizem ser as trufas iguarias maravilhosas, prefiro continuar acreditando que esse azeite nada tem a ver com o gosto das verdadeiras trufas.

4 comentários:

  1. Legal saber sua opinião; há tempos tenho vontade de experimentar esse azeite, todavia ainda não o fiz em função do preço um pouco caro. Em matéria de azeite, a gente vê cada coisa por aí que eu não sei não; outro dia p.ex. encontrei um azeite "colheita ao luar", no rótulo diz ser muito especial, porque à noite a temperatura é mais amena e blablablá; me fez lembrar de um amigo sommelier que sempre alerta para uma certa "frescura" que alguns degustadores ou experts insistem em usar só pra chamar a atenção, como dizer que certa especiaria foi colhida nos úmidos solos de bosques franceses por freiras carmelitas descalças e não sei o que mais; no caso do azeite ao luar até imaginei os camponeses fazendo serenata etc, rs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahahah entendo perfeitamente o que você quer dizer. Tem muita coisa que só vende pela frescura. Dizem que o sabor das trufas se perde com o tempo, que não conserva no azeite, então realmente esperar sentir o gosto de trufas no azeite é em vão.

      Excluir
  2. Tente o seguinte: faça um ovo mexido usando leite e não deixe secar muito, pouco sal, coloque sobre uma torrada ou pão de forma, use não mais do que uma colher de sobremesa do azeite trufado sobre o ovo ao servir... Também não gostei quando provei o azeite com pão (que é como eu costumo provar os azeites) mas depois de usar no ovo me apaixonei. Nunca provei a trufa ainda, o azeite que tenho é de trufas negras com duas lasquinhas no fundo. Minha próxima tentativa será o Brocolis

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desculpe... Colher de café... Aquela bem pequenininha

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...