quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Macarrão Caseiro

Faz muito tempo que não faço massa de macarrão caseiro. O principal motivo era que como estava de mudança na casa nova ainda não tinha onde preparar, agora que já tenho o granito na cozinha não fiz mais por falta de tempo mesmo, mas posso garantir que vale muito a pena! Não penso duas vezes pra falar que o macarrão caseiro foi o melhor macarrão que já comi na vida. Eu fiz só com ovo e farinha de trigo comum.


Já vi em vários blogs bases para a massa de macarrão caseiro, umas que iam semolina em vez de farinha, outras só farinha e ainda as que misturavam 50% de cada, mas pelo que tenho lido sobre a culinária italiana, a melhor massa para se fazer em casa é com farinha de trigo, sem semolina. O uso da semolina tem sido usado mais para comercialização.

A maneira de abrir a massa é usando um rolo de macarrão, mas pra quem não tem já vi indicações para que usem garrafa de vinho, mas não acho muito seguro. Quem tem a máquina de abrir e cortar a massa também pode usar, mas "a verdadeira massa italiana" é aberta no rolo. É, se fosse simples todo mundo fazia todos os dias, não é? O motivo de ser aberta no rolo não é apenas para dificultar, mas por causa exatamente das imperfeições que existem na massa ao ser aberta pelo rolo, fazendo com que os molhos se incorporem melhor a ela.

Para saber a quantidade é costume assimilar que a cada ovo é necessário 100 g de farinha de trigo e cada medida dessa serve massa para uma pessoa, ou seja, "um ovo para cada pessoa".

Ingredientes (para uma pessoa):

- 1 ovo
- 100 g de farinha de trigo
- 1 pitada de sal

Faça um "montinho" com a farinha e um buraco no meio, onde serão colocados o ovo e o sal. Com um garfo aos poucos incorpore o ovo à farinha. É hora de "meter as mãos", então vá sovando a massa até ficar homogênea (claro que se você tiver uma Kitchen Aid ou outra batedeira que bata massas pesadas você pode burlar essa parte). Para trabalhar a massa tem que deixar o glúten descansar e isso leva de no mínimo 15 minutos até 2 horas, mas o comum é que se deixe por 30 minutos. Separe a massa em partes, dependendo da quantidade de ovos que usar, divida entre o número de ovos (fica mais fácil na hora de abrir, se quiser divida em mais partes). Cubra com filme plástico ou uma toalha e deixe descansar. Com o rolo abra a massa em uma mesa lisa e enfarinhada, empurrando a massa para frente e para trás e girando-a quando necessário. Para facilitar segure a massa (sem puxar) com uma das mão e com a outra no rolo empurre-a no sentido contrário, até que fique fininha, quase transparente. Enfarinhe a mesa e a massa sempre para não deixar que grude na mesa e no rolo.

Para cortar faça um "rocambole" achatado e, com um cutelo ou uma faca, corte as tiras de massa na largura que preferir.


Você pode usar o macarrão em seguida ou deixá-lo secar para guardar. Se for secar, pode deixar em "varais" específicos ou pendurados onde quiser, mas eu prefiro guardar em ninhos, pois ocupam menos espaço. Quando cortados, enrole a massa em forma de ninhos e deixe que sequem totalmente em cima de toalhas, o que pode levar um dia inteiro, dependendo da umidade. Só guarde quando estiver totalmente seco, senão pode mofar. Para guardar podem ser colocados numa caixa ou lata (dica do livro Fundamentos da Cozinha Italiana da Marcella Hazan) entre papel toalha, dentro de um armário seco e nunca na geladeira.

Parece muito trabalho, mas com um pouco de prática se torna muito simples e vale a pena, porque é realmente a melhor massa que você pode provar.

4 comentários:

  1. Nanda

    Cresci vendo minha mãe fazer massa de macarrão todos os domingos.Embora descendentes de portugueses,minha mãe tinha paixão por massas.
    Ela tinha uma máquina de abrir macarrão e lembro de todo mundo em casa ajudar a preparar a massa,eu gostava de virar o cabo e amava ver as tiras de macarrão sairem bem fininhas,depois minha mãe mudava a lâmina e cortava o macarrão...aí que saudades.Só que a massa que ela fazia,era somente de gemas,trigo e água,ela dizia que a clara endurecia a massa.
    Mas eu já fiz tb com clara e gema...ela fazia canelone e lasagna também,.
    As massas compradas prontas não tem o mesmo sabor.
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Nunca tentei fazer a massa só com gemas, mas um dia quero fazer para ver a diferença. Bjs.

    ResponderExcluir
  3. fiz essa receita ontem e ficou maravilhosa!!! adorei seu blog!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...