sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

Estrogonofe de Camarão

O strogonoff ou estrogonofe abrasileirado é um prato muito simples e o preferido de muitas pessoas, difícil alguém que não goste. Existem várias versões. Minha mãe sempre fez o estrogonofe bem simples, que ia molho branco, molho de tomate e creme de leite com camarão ou carne. Cada família tem uma versão dessa receita e eu com o tempo criei a minha.

Há algum tempo atrás me pediram pra colocar a receita do meu estrogonof aqui no blog, porque fiz uma vez no reveillon e gostaram muito. Demorei, mas aqui está.

Tem gente que pergunta como que faz pra deixar o estrogonof com aquele gostinho diferente, que parece com os de restaurante, gosto de "coisa fina". Eu acredito que podem ser muitas coisas, entre elas a mostarda, o molho inglês e uma boa bebida para flambar.

Essa receita eu uso tanto pra carne bovina quanto pra camarão. A diferença é que se for fazer com carne bovina deixo na panela até que seque toda que a água que a própria carne solta (isso garante que a carne fique bem macia) e então flambo, já o camarão não deve cozinhar demais.


Ingredientes:

- 400g de camarão médio descascado
- 1/2 cebola bem picada (eu passei no mini processador)
- 1 colher de manteiga
- 1/2 lata de polpa de tomate tipo Pomarola (pode usar polpa de tomate caseiro)
- 1 colher de chá de mostarda dijon (se for usar a mostarda comum coloque apenas 1 colher de sobremesa, que é menor)
- 1 colher de sopa de molho inglês
- 1 concha de conhaque (se não tiver pode usar whiskey, já flambei até com vodka e ficou muito bom também)
- 1 lata de creme de leite (usei caixinha, por isso o molho mais avermelhado)
- sal a gosto

Aqueça a manteiga em uma panela, junte a cebola e refogue. Coloque o camarão, salgue a gosto e deixe cozinhar, mexendo, até que todo o camarão tenha adquirido a coloração avermelhada. Tire essa panela do fogo, mantendo a chama ligada. A maneira mais segura de flambar que conheço é colocar o conhaque em uma concha de inox e deixar em cima da chama ate que pegue fogo, quando estiver pegando fogo jogue em cima do camarão (sempre com cuidado). Volte a panela ao fogo e misture a polpa de tomate, o molho inglês e a mostarda. Deixe ferver e desligue o fogo. Junte o creme de leite já com o fogo desligado e mexa bem para incorporar.

2 comentários:

  1. Olá,Nanda...

    Entrei para conhecer seu blog,através da namorada do meu filho,Regiane,que diz trabalhar com seu namorado Marcos...aliás me parece que ontem foi o último dia que trabalharam juntos aqui em Floripa.Vou ver suas receitas,também gosto muito de cozinhar.
    Um Feliz Ano Novo para voce.
    Abços

    ResponderExcluir
  2. Oi, Sonia. Fico muito feliz que tenha gostado do blog. O Marcos realmente saiu do trabalho dele para dar mais atenção aos estudos. Dei uma visitada no seu blog também, as fotos são muito lindas. Qualquer dúvida estou a disposição. Feliz ano novo!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...