segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Noite do Sushi

Sábado a tarde no supermercado eu e o Marcos passamos por uma garrafa de saquê e ele quis comprar, daí lembrei que eu tinha uns 600g de salmão em casa. "Vamos fazer sushi?" Então pegamos um saco de arroz especial pra sushi, aquele do Tio João, a alga pra enrolar e cream cheese (daquele em saco, que é só cortar a pontinha e vira um "saco de confeitar"), molho shoyu sempre tem em casa.



Quando passamos na casa do Marcos a Lu (mencionei nesse post) e o namorado dela, o Elvis, estavam lá e também se empolgaram em querer fazer junto e levaram mais salmão e kani.

Há muitos anos atrás eu já tinha feito sushi, mas nem lembrava mais muito bem, então era como se nunca tivesse feito. Arrumamos tudo pra fazer e lá fomos nós nos aventurarmos. Valeu a diversão e os sushis ficaram muito gostosos, mas a aparência não ficou das mais belas não! Hehehe. Os sushis da primeira foto foram o Elvis que fez, foi pra foto porque ficaram os mais bonitinhos hahaha e o sashimi eu que fiz a "frôzinha".


Até o Marcos quis fazer :D (cabelo pós rock'n roll).


Vou colocar aqui como eu fiz o arroz, porque, apesar de vir na embalagem o modo de preparo, achei muito confuso, sem contar que o arroz ficava duro com a quantidade de água indicada, então fiz uma pesquisa na internet pra tentar o melhor jeito de fazer.

Para 4 pessoas 2 xícaras de arroz é o suficiente.

Ingredientes:

- 1 xícara de arroz especial para sushi
- 1 e 1/2 xícara de água
- 2 colheres de sopa de vinagre
- 1 colher de sopa de açúcar
- 1 colher de café de sal
- 1 colher de café de saquê (se não tiver pode ser dispensado)

Colocar o arroz e a água na panela e deixar descansar por meia hora de preferência. Ligar o fogo alto e deixar o arroz cozinhando. Quando começar a ferver diminua o fogo e deixe em fogo baixo cozinhando até que seque a água, como um arroz comum. Desligue o fogo e deixe a panela tampada por uns 10 minutos. Enquanto isso em outra panela misture o vinagre, o açúcar, o sal e o saquê e ligue o fogo. Deixe aquecer até que o açúcar se dissolva. Desligue e misture com o arroz, mexendo com um garfo para incorporar bem. Antes de fazer os sushis deixe o arroz esfriar, depois tampe e leve à geladeira até a hora de usar.


Para fazer os sushis vimos uns vídeos na internet, esse aqui parece bem bom, ensina bem simples a técnica de fazer os sushis, tudo que precisa é de uma esteira dessas de bambu que tem no vídeo e rechear como quiser. Usamos salmão com cream cheese e outros de kani com cream cheese. Também cortamos alguns pedaços de salmão para fazer sashimi :)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...