sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Risoto de Carne (Arroz Arbóreo)

Eu sempre tive dificuldade pra fazer risoto, simplesmente não ficava legal. E sempre usei o arroz comum - acho que com exceção do risoto que postei aqui - porque aquele molho de cogumelos fala por si próprio e não tinha como dar errado - nunca me dei bem com o tal do risoto. Mesmo pra fazer o arroz comum demorei pra acertar (é, dizem que todo amante da cozinha tem algo dito simples que não consegue fazer direito) - BEM LEMBRADO pela minha prima que já consegui queimar arroz de saquinho (assim como também já queimei arroz antes mesmo de colocar água nele)! De tempos pra cá meu arroz até que ta saindo jeitosinho, as o risoto ainda era problema.

Quando cheguei na casa da Marcos vi que a Luciana (tia dele) estava fazendo risoto. Pronto, é hoje! Vou perguntar pra ela qual o segredo. Eis então que ela me diz que costuma usar o arbóreo e que sempre tem que colocar queijo ralado. Anotado. E aí ela convidou a gente pra jantar com ela e o namorado dela aquela noite, aproveitando pra aprender a fazer o risoto :)

Aí mesmo que fiquei de olho no risoto, olhando tudo. Foi aí que comprei pela primeira vez o arroz arbóreo e resolvi fazer. Fiz algumas modificações, mas os princípios foram os mesmos.


Ingredientes:

- 1 xícara de arroz arbóreo
- 2 tabletes de caldo de carne
- 2 bifes médios de carne cortado em cubinhos (acho que dá uns 250g)
- 4 colheres cheias de queijo ralado (usei provolone)
- 2 colheres de champignons fatiados
- 3 colheres de molho shoyu
- 1 colher de cebola
- 1 colher de manteiga
- 2 dentes de alho
- 2 colheres de conhaque ou vinho branco (usei conhaque)
- 1 colher de chá de mostarda dijon
- sal a gosto

Primeiro de tudo tem que colocar um litro de água com os caldos de carne pra ferver e deixar ali fervendo em fogo baixo durante todo o cozimento. Dar uma fritada leve no arroz e colocar o caldo, nesse momento só umas duas xícaras, e mexer. Deixa o arroz cozinhar com tampa aberta e ir provando o risoto, não tem medida pro caldo, por isso tem que deixar ele ali na panela ligada em fogo baixo e ir colocando mais caldo no arroz com uma concha quando achar necessário até ficar pronto. Enquanto o arroz cozinha, frite a cebola na manteiga e em seguida a carne e o alho picado. Salgue a carne. Vai soltar água, deixa secar e misture o shoyu, a mostarda, o champignon e uma colher de conhaque ou vinho. A outra colher de conhaque junte ao arroz. Desligue o fogo da carne. Prove o arroz, se estiver bom desligue. A Lu falou que o segredo do risoto é desligar antes de parecer pronto, pois ele seca depois, então se já estiver meio molhado coloque mais um pouco do caldo e desligue. Junte a carne e o queijo ralado ao arroz e está pronto o risoto. Ficou uma delícia! Brigada Lu :)

Usei esse arroz:







































Ah é, e a minha mãe que ta lá na Itália me mostrou arroz arbóreo pela webcam e disse que lá o que mais tem é desse, que quase não se encontra do nosso lá. Invejinha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...