sábado, 8 de outubro de 2011

Quiche de Alho Poró

Eu tinha comprado um alho poró desses bem grandes e não sabia que receita fazer com ele, depois de uma tentativa frustrada de fazer um risoto (sempre fiz primeiro o arroz e o molho separado, eis que me dizem que todo mundo faz tudo junto em uma panela e eu resolvi fazer igual - nunca dá certo tentar fazer de um jeito que não o seu), achei que era uma boa tentar um quiche.


Ingredientes:

Massa

- uma xícara de farinha de trigo
- uma colher bem cheia de manteiga
- meia colher de café de sal
(eu aumentei a receita da massa pra garantir que cobrisse toda a forma, indico que façam o mesmo)

Recheio

- dois talos de alho poró (eu usei um porque ele era bem grande)
- uma colher de manteiga
- meia xícara de leite
- duas colheres de requeijão
- uma caixinha de creme de leite
- sal e temperos a gosto

Pra fazer a massa eu coloquei direto na batedeira porque sou preguiçosa, mas pode fazer a mão, só misturando a farinha com a manteiga, esmagando com os dedos. Vai ficar tipo uma farofa, aí tem que ir colocando água aos poucos, de colher em colher até conseguir consistência de massa. Guarde a massa na geladeira, coberta, por uns 20 minutos enquanto prepara o recheio.


Pique o alho poró em rodelas finas e refogue com a manteiga em uma panela ou frigideira até que fique macio, que é quando as rodelinhas estarão se desfazendo.


Junte o alho poró ao leite, creme de leite e requeijão e tempere com sal e os temperos que quiser (coloquei um pouco de ervas finas). Abra a massa que estava guardada na geladeira com um rolo de macarrão (se não tiver, uma garrafa de vinho serve) em círculo e coloque em uma forma redonda para torta (ou que tiver mesmo) e adapte os cantinhos ajustando com os dedos (a massa é bem maleável e fácil de trabalhar). Aí é só colocar o recheio dentro da forma e levar ao forno pré aquecido a 180º até ficar douradinho (no meu forno levou uns 45 minutos, mas pode variar.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...