sábado, 1 de outubro de 2011

Linguine Verde a Bolognesa

Se tem coisa que eu adoro, como digna do sangue italiano, é massa. Essa massa verde é maravilhosa e o molho é simplesmente delicioso.


Esses dias encontrei esse linguine de espinafre da De Cecco e não pensei duas vezes.


Achei uma delícia. O gosto de espinafre é bem suave - bom pra quem não gosta de espinafre e ruim pra mim, que adoro.

Para acompanhar a massa fiz um molho a bolognesa típico italiano, daquele que demora horas no fogo e a carne é moída na faca! Nessas horas a inspiração aparece, mas foi basicamente assim:

Ingredientes

- uma colher de manteiga (usei com sal)
- uma colher de azeite
- duas colheres (sopa) cheias de cebola
- dois dentes de alho picado
- um copo de molho de tomate (usei esse molho caseiro aqui, mas acredito que fique bom com extrato também)
- 300 g de alcatra limpa
- duas colheres (sopa) de ketchup
- meio copo de leite
- três colheres (sopa) de molho shoyu (uso o light)
- duas colheres (sopa) de vinho branco (usei martini dry, dica da Nigella)
- uma colher (sopa) de folhas picadas de mangericão (usei meia colher de mangericão desidratado porque não tinha fresco, logo o terei plantado na minha hortinha)
- sal a gosto

Para "moer" a carne piquei bem e depois usei uma media luna. Tenho um certo preconceito com carne moída  em açougue, mercado. Primeiro porque a carne não é selecionada, não sobras. Depois que, ainda que peça pra moer na hora, nunca fica bem limpa, é moída com nervo e tudo, acho muito desagradável achar nervo da carne enquanto come. Tem gente que acha que limpar demais é desperdício, mas eu acho o contrário, acho que é um desperdício estragar toda uma carne de boa qualidade deixando os nervos e, ao meu ver, deixando toda a peça ruim. Mas é claro que na pressa e na preguiça acabo comendo carne moída sim, mas não é a mesma coisa.


Depois é só aquecer uma panela com a manteiga e o azeite (o azeite é mais para não deixar a manteiga queimar), juntar a cebola e o alho picados ou processados e deixar refogar um pouco, mas sem dourar, e colocar a carne, mexendo até que comece a soltar água. Misture o leite, o molho de tomate, o ketchup, o shoyu e o vinho. Ferva uma chaleira com água e jogue bastante água fervente na carne. Deixe cozinhar em fogo bem baixo com a panela destampada e vá colocando água fervente sempre que achar que está secando. Fiz isso durante duas horas, mas o certo seria até mais. É claro que se tiver com pressa não precisa esperar tanto tempo, mas quanto mais, mais macia fica a carne e mais denso o molho. Acerte o sal e junte o mangericão.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...