quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Torta Fria Picante de Salsicha

Já fazia algum tempo que eu queria fazer de novo essa torta fria, mas como moro sozinha fazer uma dessas inteira é exagero, então aproveitei a oportunidade do Reveillon para fazê-la, já que eu iria passar lá na casa do Marcos e combinamos cada um levar algum prato. Eu fiz a torta fria e um brigadeirão, que postarei depois. As fotos não ficaram muito legais, uma vez que meu iPhone estava sem bateria, tive que tirar às pressas, e sabe como é aquela muvuca na mesa na hora da ceia, não dá de fazer o pessoal esperar muito, né. Update 22/06/2012: fotos novas!

Eu sou fã numéro um de torta fria e essa é a minha preferida. A aparência e nem o nome (e principalmente as fotos) não fazem jus ao que ela é: simplesmente maravilhosa! Sempre que eu contava que eu amava uma torta fria feita com salsicha - sim, salsicha - que aprendi com a minha mãe as pessoas achavam estranho e é incrível que todos pensam que é com salsicha cortada em rodelas quando falo, mas na verdade é um patê de salsicha.


Minha mãe fazia essa torta fria desde que me lembro por gente e lembro de ser apaixonada desde então. Meu medo era que, como eu estava acostumada a gostar e provar desde criança, achava que talvez as outras pessoas pudessem não gostar muito, mas quando fiz no Reveillon vi que realmente aprovaram.


Ingredientes:

- 2 sacos de pão de forma ou próprio para torta fria sem casca
- 1 cebola
- 2 tomates comuns (se preferir pode usar do tipo italiano, que é menor e melhor para molhos, use 3 ou 4 - eu usei metade de uma lata de tomates pelados)
- 8 salsichas
- leite (o quanto baste para molhar o pão)
- maionese caseira que eu ensinei aqui feita com 3 ovos


Pique a cebola, os tomates e as salsichas e deixe cozinhar com tampa fechada até que as cebolas fiquem quase transparentes. Enquanto cozinha, prepare a maionese. Quando estiver pronto, bata a mistura de salsicha no liquidificador (ou direto na panela com um mixer), tem que bater bastante pra ficar um patê sem nenhum pedaço. Em uma forma refratária dessas que a maioria das pessoas tem em casa, tipo "Marinex" (não sei ao certo, acho que tem uns 40-50 cm de largura) arrume o pão no fundo, cobrindo cada espaço que faltar com o pão, cortando-o para encaixar. Coloque leite em uma tigela e uma pitada de sal, se faltar leite, repita. Com a ajuda de uma colher grande (pode ser essas de arroz) espalhe o leite pelo pão, cuidando para molhar em todas as partes, mas sem molhar demais ou a torta ficará muito "ensopada". Após molhar o pão espalhe uma camada de maionese e depois outra do patê de salsicha e repita todo o procedimento: pão, leite, maionese e patê até acabar a altura da forma. Coloque na geladeira e espere ficar bem gelada para servir.

Se sobrar um pouco do patê pode guardar, fica ótimo para comer com torradas depois.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...