domingo, 16 de setembro de 2012

Lasanha a Bolognesa com Massa Verde

Hoje recebi as visitas da minha mãe, tia, avó e o Marcos, então fui me aventurar de novo com a máquina de massa e resolvi fazer uma lasanha com massa de espinafre. Tenho que admitir que foi um pouco mais trabalhosa que a massa normal, pois eu não sabia direito o ponto certo da massa, que acabou levando mais farinha, mas no fim deu tudo certo e ficou ótima, todos aprovaram. A massa como eu não sabia a quantidade que dava pra fazer uma lasanha acabei fazendo demais e dei a outra metade que sobrou para a minha mãe levar e fazer uma lasanha lá na casa dela.


Ingredientes da massa (massa para duas lasanhas de 3 camadas de massa, lembrando que os resto dos ingredientes são para apenas uma lasanha):

- 400 g de farinha de trigo
- 3 colheres de espinafre bem esmagado (uso 3 bolinhas do congelado)
- 3 ovos (na receita normal é 1 ovo para cada 100g, mas diminuí um ovo por causa do espinafre que já estava bem úmido, então em vez de 4 foram só 3 mesmo)
- 1 pitada de sal

Ferva uma panela pequena com água e coloque o espinafre, deixando cozinhar por 1 minuto. Esprema bem o espinafre para retirar a água e bata bem o espinafre com os ovos no liquidificador ou mixer. Colocar a farinha em uma tigela e no meio a mistura de ovos e espinafre, fazendo a massa como indicado já nesse post.


Essa massa como fica mais úmida vai precisar de mais farinha, então com as mão vá colocando mais farinha e amassando bem para incorporar. Foi um pouquinho mais complicada de fazer que a massa comum, pois vai precisar passar pelo cilindro algumas vezes e enfarinhar mais até começar a sair lisinha, e só então diminua a largura do cilindro até ficar na espessura desejada (deixei no número 7 da máquina, que é uma Atlas Marcato 150). Dividi a massa em 4 partes para passar no cilindro com mais facilidade.


Parecem umas toalhas, como diz o Marcos :)

Ingredientes molho bolognesa:

- 600g de carne moída da sua preferência
- 3 colheres de azeite de oliva
- molho de tomate caseiro (fiz o molho com uma lata de tomates pelados como faço aqui, mas você pode usar um sachê de molho de tomate pronto se quiser)
- 2 colheres de molho shoyu
- sal a gosto

Frite a carne no azeite e depois misture o molho de tomate e o shoyu. Salgue.

Ingredientes molho branco:

- 4 colheres de farinha de trigo
- 4 colheres de manteiga
- 1 litro de leite
- sal e noz moscada ralada a gosto)

Aqueça a manteiga na panela até derreter bem e, em fogo baixo, adicione a farinha e fique mexendo bem por uns 2 minutos.


Vá colocando o leite aos poucos, sempre mexendo tudo com um fouet, de preferência, ou uma colher. Acrescente o sal e a noz moscada.

+ queijo mozarella (pouco mais que uma embalagem do queijo fatiado)

No fundo de uma forma retangular grande espalhe um pouco do molho branco e, por cima, a massa da lasanha cortada do tamanho da forma (eu tinha ficado em dúvida se precisava ser cozida antes ou não, mas como quando fiz o macarrão caseiro demorou apenas 2 minutos para cozinhar achei que não seria necessário e realmente não precisa, é só levar direto ao forno). Coloque uma camada de bolognesa e outra de molho branco. Por cima coloque queijo mozarella e repita as camadas, terminando em cima com molho branco e queijo.


Eu coloquei papel alumínio para levar a lasanha ao forno por 25 minutos, mas acontece que o papel grudou no queijo, o que fez com que por cima ficasse uma lambança, então eu recomendo que não coloque e até acho desnecessário, afinal fica em forno bem baixo, que é 180º. Leve ao forno por 25 minutos SEM o papel alumínio e depois mais uns 15 minutos em forno mais alto para gratinar. Acabei nem deixando gratinar muito, pois o pessoal tava reclamando de fome aqui, então tirei ela mais branquelinha mesmo, mas posso garantir que ficou boa.

Uma coisa que eu tava conversando ontem com o Marcos: lasanha boa não tem cara bonita mesmo! Lasanha não é uma coisa bonita! Isso de foto de capa de revista e de embalagem de lasanha é a maior enganação. Quando é que tu vais cortar uma lasanha e ela vai sair toda bonitinha, uma camada em cima da outra? Não mesmo, então é isso, lasanha feia que é gostosa! :)


Quer saber mais sobre como fazer a massa de espinafre? Dá uma olhadinha no meu vídeo:

Um comentário:

  1. Realmente, ficou deliciosa esta lasanha!Obrigada pelo convite... Beijos

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...