quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

Torta de Banana

Primeiro de tudo, relevem as fotos, a gente sabe que no natal a gente nunca consegue tirar foto direito e nem sempre sai tudo bonito. Por ter sido minha primeira torta acho que me saí bem até, mas que tá feinha tá. Mas o importante é que estava gostosa!


O que mais fez sucesso foi o doce da primeira camada da torta, que é meio que um brigadeiro de caramelo, muito bom.


Como nunca tinha feito torta, obvio que acabei fazendo besteira na massa da base, mas no fim deu tudo certo. E uma coisa que aprendi é que clara em neve e torta também não combinam muito, pois a clara derrete um pouco e faz uma melecada, então da próxima vez vou usar outra técnica, possivelmente usando merengue italiano, assim elas ficam firmes sempre.

Ingredientes

Base:

- 100g de manteiga sem sal
- 2 colheres de mel
- 250g de bolacha maisena/maria

Recheio:

- 100g de manteiga sem sal
- 100g de açúcar mascavo
- 1 lata de leite condensado
- 2 ou 3 bananas (o bastante pra cobrir uma camada)
- suco de 1 limão

Base: Esfarele a bolacha maisena pulsando-as no liquidificador até ficar toda desmanchada. Em uma panela aqueça a manteiga e o mel e junte a bolacha maisena esfarelada, misurando bem para que fique homogêneo. Coloque a mistura em uma forma de fundo removível de 24cm pressionando no fundo e laterais para cobrir tudo e leve para a geladeira.

Recheio: Aqueça a manteiga e o açúcar em uma panela até o açúcar se dissolver bem. Junte o leite condensado e fique mexendo como se fosse brigadeiro por uns 4 ou 5 minutos, de preferência com a ajuda de uma colher de silicone tipo "pão duro". Deixe esfriar levemente e coloque por cima da base de bolachas. Corte as bananas no sentido do comprimento e passe-as no suco de limão e coloque as tiras em camada sobre o doce (aqueci as tiras de banana por 1 minuto no microondas já que não estavam muito maduras).


A cobertura eu fiz com claras em neve e açúcar, ficou boa, mas desmanchou um pouco, então indico que use creme de leite batido com açúcar ou então faça um merengue italiano (feito com as claras em neve e calda quente de açúcar) assim ficará firme. Deve ser guardado na geladeira até a hora de servir.

2 comentários:

  1. Hummm delicia hein!!!

    Essa clara ficou crua mesmo? Não foi ao forno pra gratinar? De repente foi isso ...

    Mas ficou bonita sim!

    bjinhus

    ResponderExcluir
  2. Isso, foi crua sim, da próxima vez vou fazer tipo merengue italiano. Não fiz porque achei que seria doce demais... :/

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...