terça-feira, 2 de abril de 2013

Pão Integral Leve

Muitas vezes quando ouvimos "pão integral" pensamos em algo não tão gostoso, algo apenas para pessoas que cuidam muito da saúde, mas na verdade existem muitos pães integrais maravilhosos, muitas vezes até melhores que os brancos comuns (como é o caso do pão do Outback, que eu postei aqui). Pão caseiro é sempre uma delícia e esse pão integral é super leve e macio, não é pesado como a maioria dos pães integrais.


A receita eu peguei do livro da Sara Lewis, "O Livro dos Pães", rende um pão grande. Eu tinha feito um pão branco também desse livro no final de semana, mas infelizmente meu iPhone me fez atualizar o sistema e apagou todos os dados do celular, incluindo fotos e aplicativos pagos, sendo que o backup não funcionou (yey, legal, né, Apple?), então outro dia eu faço de novo e posto aqui. Por um lado foi bom eu não ter postado o pão antes, pois eu não sabia de um segredo crucial: meu pão sempre ficava pesado e não crescia direito e eu não sabia o porquê, então percebi que a água que eu colocava na massa do pão era muito quente e isso matava o fermento biológico (triste, não?). Por isso lembre-se: água morna para ativar o fermento, mas não abusa , pois se ficar quente demais não vai funcionar.

Ingredientes:

- 250 g de farinha de trigo integral
- 250 g de farinha de trigo branca
- 1 colher de sopa de açúcar refinado
- 1 colher de chá de sal
- 2 1/2 colheres de de chá de fermento seco instantâneo (próprio para pães e pizzas, fica perto da farinha nos balcões do supermercado)
- 2 colheres de sopa de óleo
- 300 ml de água morna

Misture a farinha integral e branca, o açúcar, o sal e o fermento. Acrescente o óleo e a água morna  aos poucos (atenção ao que eu disse ali em cima: morna, não fria e nem quente para não matar o fermento, faça o teste colocando o dedo na água, se estiver aguentando sem doer o dedo é porque está morno). Forme uma massa macia e sove bem por 10 minutos sob uma superfície enfarinhada (ou você pode deixar esse trabalho para um processador de alimentos que sove massas ou, como eu, burlar essa parte usando uma batedeira planetária com o gancho).


Coloque em uma forma untada com óleo e pincele óleo ou azeite de oliva por cima da massa para não formar uma crosta e cubra com um plástico filme ou uma toalha. Deixe descansar por 45 minutos ou até que dobre de tamanho. Descubra a massa, dê a ela o formato que deseja, coloque em uma superfície lisa e enfarinhada com farinha de milho (a farinha de trigo queima muito mais fácil, portanto a de milho é perfeita), espere mais uns 15 minutos ou até que a massa cresça até a borda da fôrma e leve ao forno pré aquecido por 30 minutos ou até o pão ficar dourado e parecer oco ao levar uma batidinha com os dedos.

9 comentários:

  1. Pão caseiro é tudo de bom!!! Integral então, pra manter a forma!
    Onde comprasse a Kitchenaid? Meu sonho. Beijo.

    ResponderExcluir
  2. Olá, sou adepta do pão integral e vou fazer a tua receita para variar... Mas não entendi uma coisa que ficou diferente dos outros pães. É que depois que a gente modela o pão, colocamos para crescer novamente antes de por para assar...Um abraço, obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Suellen! Eu normalmente espero só que a massa cresça até a borda da forma e coloco, esse tempo varia, normalmente uns 15 minutos já basta. Beijos!

      Excluir
  3. Pode fazer sem a farinha branca?? Com 500gm de farinha integral?? Tbm dá certo??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que não dá, pois não desenvolve o glúten, então não mistura direito, não forma uma massa. Existem receitas de pão com farinha 100% integral, mas acho que precisa acrescentar alguma coisa pra formar a massa. Nunca tentei. Beijos.

      Excluir
    2. Pode sim. mas terá quer ter um tipo de farinha integral muito boa,melhor dizendo, IMPORTADA, pois é a melhor que si encontra no mercado. em média 6,3 Glúten. espero ter ajudado

      Excluir
  4. Pao integral com farinha branca pra mim não é pão integral.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marcelo, infelizmente se não colocar metade de farinha branca o gluten não desenvolve. Eu sei que existem maneiras de se fazer pão 100% integral, mas não de forma muito natural, eu desconheço os aditivos que são necessários colocar na farinha para que o pão consiga desenvolver o gluten sem levar pelo menos 50% de farinha branca. Se você souber como fazer de uma forma natural, por favor nos avise que a informação será muito bem vinda.

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...