quinta-feira, 3 de setembro de 2015

Risoto de Cogumelos e Alho Poró

Risoto é aquele tipo de comida maravilhosa que agrada sempre e é muito rápido e facílimo de fazer. Prato perfeito para oferecer para visitas de última hora (nesse caso até visitas vegetarianas) e também para aquele dia de cozinha mais preguiçosa, mas que não deixa de ser incrível.

Com cogumelos frescos e alho poró, esse risoto tem uma combinação suave e leve.


Ingredientes:

- 1 xícara de arroz arbório
- 1 litro (no mínimo) de caldo de legumes (fiz com 2 cubos de caldo pronto)
- 2 colheres de molho shoyu
- 4 colheres de vinagre balsâmico (opcional)
- 1 talo de alho poró picado
- 1 bandeja de cogumelos paris frescos
- 2 colheres de manteiga
- azeite
- sal a gosto

Refogue o alho poró em uma colher de manteiga e um fio de azeite, depois acrescente o arroz e dê uma leve selada. Coloque 2 conchas do caldo de legumes fervendo e mexa. Vá mexendo sempre e colocando o caldo aos poucos.

Em uma frigideira coloque uma colher de manteiga e refogue os cogumelos lavados e picados até que eles murchem e reduzam seu tamanho. Coloque o shoyu e o vinagre balsâmico e espere reduzir um pouco e perder o cheio do vinagre.

Quando o risoto estiver perto de ficar pronto, junte os cogumelos e, quando estiver pronto, rale umas 3 colheres de queijo parmesão por cima e misture tudo. Desligue o fogo e sirva. Serve duas a três pessoas.

4 comentários:

  1. É uma combinação boa né! Eu já fiz e adorei! bjs

    ResponderExcluir
  2. Interessante, sempre faço risoto de cogumelos (funghi secchi), mas nunca os usei frescos. Parece bom, vou tentar. Curioso também que nessa não vai vinho branco.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O vinagre balsâmico já deu um sabor bem especial, achei que podia fazer uma versão um pouquinho diferente do que usa o velho vinho, que não deixa de ser maravilhoso. ^^ Beijos.

      Excluir
    2. Ah! Adoro muito cogumelos frescos, gosto bem mais que dos secos :)

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...