terça-feira, 12 de junho de 2012

Canja: cada um com a sua

Todo mundo tem seu jeitinho de fazer canja e com esse friozinho é ótimo e basicão. Quando fiz uma sopinha de macarrão (de letrinhas, olha que fofa) o Marcos disse que minha canja era ótima. Não, não era uma canja, mas segundo ele o caldo da sopa daria uma canja muito boa. Até então eu nunca tinha tentado fazer, mas esse dias resolvi me arriscar. Encontrei várias receitas na internet para entender o básico e fiz "do meu jeitinho".

Pra falar a verdade eu acho que o que é mais básico da cozinha as pessoas deixam de explicar bem e aí o fácil fica difícil. Tanto é que eu sempre tive uma facilidade enorme pra fazer pratos considerados mais difíceis e elaborados, mas as coisas mais simples como arroz e feijão me deixavam no chinelo (ok, meu feijão ainda é péssimo, isso quando não queima), mas o arroz eu acredito que já faça direitinho. Sempre me perguntavam: 'Ué, você faz cupcakes, tortas, pães, até massa caseira, mas não sabe fazer um arroz?". Pois é, não sabia. O que faltam muitas vezes são exatamente os detalhes, os segredinhos que de tão usados já não parecem mais segredo pra ninguém, mas existem. Por isso acho muito interessante ver receitas comuns.


Ingredientes:

- 2 litros de água
- 1 xícara de arroz
- 2 peitos de frango
- 4 coxas ou sobrecoxas (coloque as partes do frango que preferir)
- 3 dentes de alho
- 1 batata média
- 3 colheres de azeite de oliva (preferencialmente, mas pode usar óleo de canola ou outro)
- 2 ou 3 tabletes de caldo de galinha (usei 3 porque gosto mais forte, mas teste antes)
- 1/2 colher de manjericão fresco picado (opcional)
- 1 pitada de noz moscada ralada
- sal

Pique o alho, descasque a batata, limpe as partes do frango e pique o peito e a batata em cubos. Aqueça o azeite e coloque o alho e o frango com um pouquinho de sal para dourar levemente. Junte a água, o caldo de galinha e a batata e deixe cozinhando até que a batata esteja macia. Coloque o arroz e cozinhe até ficar pronto. Misture o manjericão fresco e a noz moscada. Muitas pessoas gostam de cozinhar cenoura na canja também.

Não se esqueça do queijo ralado!

Um comentário:

  1. Somos duas então, eu também não consigo fazer coisas simples darem certo as vezes! rs

    bjooo

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...