sexta-feira, 29 de junho de 2012

Pudim de Milho

Depois de mais um tempão sem postar nada aqui vai um pudim de milho! Antes que acabe junho, resolvi fazer uma receitinha que tem gostinho de festa junina. Na verdade a vida toda eu sempre vi as pessoas fazendo as festas juninas em julho (festa "julina") porque acabam não conseguindo se programar, então ainda dá tempo!

Eu nunca tinha feito nenhum tipo de pudim. É, estranho... Mas sinceramente eu sempre morri de medo que não desse certo. Já contei que meu maior problema é com coisas simples, né. Por isso mesmo o mais "sofrido" do pudim foi fazer a calda de caramelo! Poxa! Deve ser porque todo mundo pensa que é tão simples que ninguém avisa que ao misturar o açúcar e a água na hora de fazer o caramelo o açúcar endurece e parece que desanda tudo. Até eu perceber que era assim mesmo joguei fora o caldo e comecei tudo de novo algumas vezes. Uma total negação do pudim!


Ingredientes:

- 1 lata de milho (sem a água, só o milho)
- 1 colher de manteiga sem sal
- 2 colheres de maizena
- 400 ml de leite (usei Leitíssimo)
- 3 ovos
- 200 g de açúcar (usei adoçante culinário, a mesma medida do açúcar)
- açúcar pro caramelo (eu coloquei só 3 colheres pra ser "light", mas se quer bastante calda precisa de mais, acho que umas 8 colheres e a mesma medida de água)
- 1 colher de chá de extrato de baunilha (opcional)

Comece fazendo o caramelo. Pra isso coloque o açúcar reservado para ele na forma do pudim e leve ao fogo baixo até ficar com cor de caramelo em baixo, então você mexe o açúcar para caramelizar todo ele.Junte a água fervente (tem que estar fervendo!) e mexa. O açúcar vai dar uma endurecida, mas é normal, então espere se dissolver novamente o açúcar e pode tirar do fogo. Bata todos os demais ingredientes no liquidificador por uns 5 minutos. Coloque esse líquido batido na forma caramelizada, mas para não prejudicar o caramelo jogue pelo meio da forma e não direto em cima do caramelo. Por cima da forma coloque papel laminado e leve ao forno preaquecido a 200º e em banho maria. Para o banho maria é mais fácil colocar a forma do pudim dentro de outra forma no forno e só então colocar a água fervendo do banho maria. Deixe por mais ou menos uma hora e meia ou até o palito sair limpo. Leve à geladeira e espere ficar bem geladinho para desenformar e servir.

Ele fica com as casquinhas do milho, o que é bom, meio rústico, mas se você preferir pode peneirar.

Update 29/06: A receita com açúcar tem cerca de 170 calorias uma fatia grandinha, a com o adoçante culinário eu não fiz as contas, mas vale a pena usar. Minha avó provou e nem acreditou que não ia leite condensado e nem açúcar (só no caramelo).


Vai! Pro meu primeiro pudim tá bonitinho, né :P

3 comentários:

  1. Aqui em casa todos nós gostamos de pudim.De vez em quando faço,mas torço para que ao virá-lo num prato,não quebre...
    Deve ser uma delicia esse seu pudim.
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Po ficou lindo!

    Eu to aprimorando a técnica de fazer no microondas porque odeio fazer coisas em banho maria!

    bjoo

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...