quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Molho de Tomate

Eu já tinha feito um post sobre molho de tomate, mas com o tempo fui fazendo diferente e esse é incrivelmente melhor, então resolvi fazer outro post. E apesar de eu normalmente preferir tudo fresco eu adoro os tomates pelados enlatados. Acho super prático e saboroso. Sem contar que posso comprar vários e deixar no armário por bastante tempo e só usar quando eu quiser. Porque comigo é assim: faço comida na loucura, porque deu vontade na hora, vou lá e faço. Até porque não sou a pessoa mais organizada e metódica do mundo e se eu comprar muita coisa fresca é capaz de eu passar a semana toda sem vontade de cozinhar e estragar tudo. E não adianta congelar, porque, como eu disse, resolvo fazer tudo na hora e se tiver congelado não quero esperar descongelar.

Enfim, já fiz molho de tomate de várias maneiras até chegar ao molho que eu acho maravilhoso (adoro macarrão com molho sugo, mas tem que ser ESSE molho, mangericão fresco e queijo ralado). Primeiro fazia com tomates frescos, depois com os enlatados e batia antes de cozinhar e agora enlatados e batendo o molho depois de cozido. Sim, porque se bater o molho (no mixer ou no liquidificador) antes de ir ao fogo e deixar lá cozinhando (e tem que ser sem a tampa) espirrava molho vermelho pra tudo quanto era canto, parecia que uma morte violenta tinha acontecido na cozinha. Exageros a parte, cozinhando o molho antes de bater isso não acontece, o molho não espirra pela cozinha toda. Vou passar a receita de molho que faço com uma lata de tomates italianos pelados.


Ingredientes:

- 1 lata de tomates pelados
- 1/2 cebola média
- 2 dentes de alho (eu sempre coloco mais porque adoro alho)
- 1 colher de manteiga (tanto faz se é com sal ou não, afinal no fim é só provar e colocar mais ou menos sal)
- 1 colher de azeite
- 1 colher de café de açúcar
- 1 colher de leite
- sal a gosto

Aqueça o azeite e a manteiga em uma panela e coloque a cebola e o alho picados (não precisa picar muito bem, pois depois vai ter tudo batido) e deixar fritar levemente, mas sem dourar. Junte os tomates enlatados (o molhinho que vem junto também) e parta-os grosseiramente com a própria colher apenas para que cozinhe mais igualmente. Coloque o açúcar e o leite (é apenas para quebrar a acidez) e deixe cozinhando com a panela aberta até reduzir bem o molho.


Se quiser um molho mais líquido deixe menos tempo e se quiser algo mais como um extrato de tomate mais grosso deixe reduzir bem. Bata esse molho com um mixer na própria panela ou bata no liquidificador. Acerte o sal.

Dessa vez usei o molho pra fazer aquela pizza falsa que já postei aqui, com a base de tortilha (usei a light Rap10). O recheio foi o famoso "aquilo que tem na geladeira".

4 comentários:

  1. Hummmm também adoro esses tomates de lata!

    bjoos

    ResponderExcluir
  2. Adoro seu Blog parabéns, vou fazer essa receita mas queria usar tomate fresco, pois na minha cidade não encontro esses, será que se eu fizesse 3 tomates fresco e uma cebola inteira vai dar certo bjs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada! :D Pode fazer com tomate fresco sim, mas eu usaria uns 4 ou 5 tomates para meia cebola. Beijos!

      Excluir
    2. Obrigado pela dica.

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...