sábado, 1 de dezembro de 2012

Leite de Aveia

Como eu falei no último post, fiz um leite de aveia para experimentar. Quem já se deparou com uma caixinha de leite de aveia no supermercado já deve ter visto o preço nada convidativo, já vi lugares onde uma única caixa de 1 litro saía R$ 20,00. Só curiosidade não bastou pra eu levar pra casa, então encontrei uma receita aqui, no site Chubby Vegan, e a fiz em casa.

Mas por que fazer ou comprar leite de aveia se já existe o de soja por um preço aceitável? Primeiro, porque muitas das pessoas que tem intolerância à lactose também são intolerantes à soja. Depois, é uma boa alternativa pra quem procura uma opção de melhor nível nutricional e a aveia tem um gosto mais suave, portanto o leite de aveia é um ótimo substituto para o leite de vaca ou de soja em receitas, como preparações de bolos, biscoitos, tortas, panquecas, etc.


Tomei ele puro e não achei uma boa alternativa, não, mas para outras preparações fica muito bom. Experimentei fazer um shake utilizando o leite de aveia com Soylait de morango da Jasmine e ficou bem gostoso.


Ingredientes:

- 2 xícaras de chá de aveia em flocos
- 3 xícaras de chá de água mineral ou filtrada
- no site dá a opção de adoçar e acrescentar essência de baunilha, mas não usei


A aveia precisa ficar de molho na água por pelo menos uma hora. Depois disso é só bater bem tudo no liquidificador e coar, de preferência com um pano. Eu coei no coador normal, repetindo o processo algumas vezes. Alguns sites dizem que dura 3 dias na geladeira, outros 5. Acredito que chegue a durar uns 5 dias mesmo, mas acabei consumindo antes disso, porque a receita rendeu só uns 600ml. Se achar que está muito grosso (o meu ficou), acrescente mais água até ficar na espessura desejada.

2 comentários:

  1. É, fora que quem tem problemas hormonais como eu, não pode tomar soja, porque soja contem hormônios.!

    bjoss

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...