Quando criança comi ovos de pata da chácara da minha prima e desde então procurava onde conseguir de novo, já que me lembrava sempre daqueles ovos maravilhosos e a chácara já foi vendida. Imagina minha felicidade quando depois de muito tempo achei em uma feirinha no Centro de Florianópolis.
Não tem gosto "diferente" e estranho, apenas mais forte e gostoso, como ovos caipiras, mas com gemas maiores.
Eu queria então fazer algo especial por eles. Tinham que ser o prato principal. Logo me veio a cabeça a receita clássica francesa de Ovos en Cocotte que eu já tinha visto no livro Chefs - Segredos e Receitas. Pareceu digno para os tão esperados ovos de pata.
Ingredientes
- 1 ovo
- 1 colher de café de manteiga
- 1 colher de café de creme de leite/nata (opcional)
- sal e pimenta do reino
Essa é a receita para um ovo, mas pode fazer quantos couberem na forma. Unte cada forminha (estilo ramequim) com manteiga (usei com sal) e salpique sal e pimenta do reino no fundo do ramequim. Coloque o ovo dentro do ramequim com cuidado para não quebrar a gema. Por cima coloque as colheres de manteiga e creme de leite. Não salgue por cima antes de ir ao forno, apenas depois para não enrugar. Em uma forma maior coloque o ramequim dentro e cubra até a metade do ramequim com água quente. Leve ao forno preaquecido a 180º por 15 a 20 minutos e salpique sal por cima quando estiver pronto. Usei flor de sal.
Muito legal!
ResponderExcluirEstava procurando receita para ovos de pata, pois ganhei alguns.
Adorei essa!
Simples, diferente, fácil!
Grata por compartilhar!
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluir