terça-feira, 31 de dezembro de 2013

Eggs Royale

Primeiro quero me desculpar pela ausência no aqui no blog, faz realmente bastante tempo que não posto nada aqui. E não foi por falta de receita, até fiz várias e tirei as fotos, apenas não consegui ter tempo de postar mesmo. Mas cá estou de volta, no último dia do ano, momento em que todos estão preparando a comilança para o Reveillon. Desejo a todos vocês um ótimo ano novo e uma maravilhosa festa hoje a noite!

A receita de hoje não tem nada a ver com comida de Reveillon, contrariando a maioria dos blogs de culinária nessa época do ano, mas vale a pena dar uma olhada. Como já mostrei pra vocês no post sobre a viagem a Londres, comemos no aeroporto os maravilhosos Eggs Royale, uma variação dos Eggs Benedict, que são ovos pochê com bacon ou outra parte de carne de porco servidos em muffin inglês com molho holandês, enquanto nos Eggs Royale a carne de porco é trocada por fatias de salmão cru. Para quem gosta de sashimi de salmão, dificilmente não vai amar essa receita!


Ingredientes:

- 2 pães pequenos, como muffin inglês ou semelhante (fiz pãezinhos integrais, mas você pode comprar o pão da sua preferência)
- 1 gema de ovo
- 4 ovos inteiros
- 1 colher de chá de limão
- 1 xícara de chá de manteiga derretida
- 1 colher de sopa de água morna
- fatias finas de salmão a gosto
- sal e pimenta do reino a gosto

Comece colocando a gema em um pote onde possa levar em banho maria, sem que a água do banho maria encoste no pote. A água deve estar quente, mas não fervendo.


Junte a água e o suco de limão à gema e bata. Vá batendo o ovo com o vapor do banho maria e acrescente a manteiga aos poucos, batendo sempre, como se estivesse fazendo uma maionese. Cuidado para a gema não cozinhar e endurecer. Se ficar muito quente, retire o pote de cima da água e continue batendo até ficar com consistência de uma maionese levemente rala. Coloque o sal.


Para fazer os ovos pochê você pode fazer da maneira comum ou colocar os ovos dentro de um filme plástico previamente untado com óleo e leva-los para a água quente, mas não fervendo, por 4 minutos (retire o plástico na metade do tempo e deixe cozinhar).


Corte o pão no meio e coloque o salmão por cima de cada metade. Por cima coloque o ovo pochê, uma pitada de sal, e finalize com o molho holandês por cima. Coloque um pouco de pimenta do reino, se preferir e está pronto.

quinta-feira, 21 de novembro de 2013

Bolo de Caneca Low Carb

Um bolinho básico pra matar a vontade de um doce pra quem está de dieta (um bolinho tem só 140 calorias), principalmente quem faz dieta com baixa restrição de carboidrato. E o melhor é que pode ser incrementado, fazendo de vários sabores, é só adicionar mais algum ingrediente, como suco de laranja, chocolate, café, etc.


Eu queria falar um pouco sobre essa descoberta (pra mim) que foi o farelo de trigo. Eu não conhecia esse produto até anteontem, quando pesquisei várias receitas que o levavam como ingrediente, incluindo pães, bolos, tortas, entre outros. O farelo de trigo é o que sobra do refinamento do trigo, ou seja, é pura fibra com baixíssimo carboidrato. Não sou nutricionista nem nada, mas estou lendo o livro da dieta Atkins e, pelo que entendi, como as fibras não são digeridas pelo nosso sistema digestório, são carboidratos que não contam para a dieta, que tem restrição de carboidratos, então pode comer sem problema, mas sem exageros, é claro, pois fibra demais também pode fazer mal, principalmente se você não tomar muita água.


Esse bolinho super mata a vontade, fica bem fofinho.

Ingredientes:

- 1 1/2 colher de farelo de trigo (pode ser farelo de aveia também)
- 1 colher de sopa de creme de leite
- 1 colher de sopa de água
- 1/2 colher de manteiga
- 1 ovo
- 1 colher de chá de fermento em pó
- 25 gotas de adoçante

* Se quiser, acrescente 1 colher de cacau em pó, ou substitua a colher de água por duas de suco de laranja.

Derreta rapidamente a manteiga no microondas (10 segundos bastam), acrescente o creme de leite, a água, o ovo, o farelo de trigo , o adoçante e o fermento em pó e bata bem dentro de uma caneca. Leve ao microondas por 3 minutos.

Como cobertura, usei uma geleia de morango de baixo carboidrato. Ficou uma delícia.

OBS: cada bolinho tem 140 calorias e 3,6 g de carboidrato em média, sendo 3,3 g de fibra pura.

terça-feira, 19 de novembro de 2013

Purê de Batatas Rústico

Purê de batatas bem simples com aroma de alecrim e tiras de couve, acompanha super bem pratos exóticos e rústicos. Fiz esse purê de batatas como acompanhamento para o Pernil de Cordeiro à moda Viking e foi uma união perfeita. Foi um quilo e meio de batatas e eu estava achando que ia sobrar muito e sobrou só o fundinho da panela.


Ingredientes:

- 1,5 kg de batata
- 1 colher de alecrim seco (se usar fresco, use mais)
- 200 g de couve picada

Descasque e pique as batatas e leve para cozinhar com água até ficar bem cozida. Em uma pequena panela ou leiteira coloque meia xicara de água e o alecrim, leve ao fogo e quando começar a levantar fervura desligue. Deixe o alecrim ali como se tivesse fazendo um chá, deixando em infusão por uns 2 minutos. Tire a água das batatas e coloque a infusão de alecrim, coada, direto sobre as batatas e as amasse com um espremedor de batatas ou com um mixer. Não precisa amassar muito, ainda podem ficar poucos pedaços, deixando o purê bem rústico. Cozinhe a couve em pouca água com uma pitada de sal, deixe ferver e desligue. Coe a couve e junte-a ao purê de batatas. Salgue o quanto achar necessário e está pronto.

OBS: Eu pensei em fazer um purê mais simples, sem couve, achando que a couve podia assustar as pessoas que não fossem muito fãs de comida verde, mas o Marcos insistiu que eu fizesse com ela junto e até eu me surpreendi em como ficou boa a combinação, então se você tiver algum preconceito, como eu tive, dê uma chance pra couve!

segunda-feira, 18 de novembro de 2013

Paleta de Cordeiro à moda Viking

Essa receita eu fiz com base na receita do Jack, da Maravilhosa Cozinha de Jack, que é um pernil de cordeiro à moda Viking. O pernil A paleta fez sucesso! Todos adoraram. Fica muito gostoso e exótico. E não, não fica doce! O mel dá um gosto especial, mas não deixa o pernil doce, apenas ajuda a dar uma caramelizada. A mostarda e o alecrim dão o toque final. Receita aprovadíssima.


Para acompanhar fiz um purê rústico, que vou colocar a receita no próximo post.


Ingredientes:

- 1 peça de pernil paleta de cordeiro
- 100g de mel (usei 3 colheres de mel)
- 100g de mostarda Ancienne (é aquela em grãos, usei 3 colheres)
- 4 ramos de alecrim (como eu não tinha alecrim fresco, usei o seco mesmo, mais ou menos uma colher e meia)
- 4 dentes de alho (coloquei mais alho, uns 6 dentes)
- 2 colheres de manteiga
- sal a gosto

Com a paleta descongelada, o temperei em uma forma com o sal, o mel, a mostarda, o alecrim e o alho bem picado (o Jack corta o alho em lâminas e os coloca dentro de buracos feitos com a faca na paleta, mas eu prefiro não furar a carne, então coloquei junto com o resto dos temperos).


Coloque a paleta em um saco plástico junto com todo o molho e deixe marinando de um dia para o outro na geladeira (deixei bastante tempo, quase 24 horas, mas 12 horas já é o suficiente).


Leve ao forno já aquecido a paleta em uma forma coberto com papel laminado (o Jack diz para deixar em fogo baixo por 50 minutos, mas deixei em fogo baixo e quando tirei, após 50 minutos ainda estava praticamente cru, vai depender do forno, mas eu indico fazer em fogo médio). Após esse tempo, tire o papel laminado, passe a manteiga por cima e deixe dourar por 20 minutos em fogo alto.

segunda-feira, 21 de outubro de 2013

Panqueca Integral

Mais uma tentativa de comida saudável gostosa. Panqueca é uma comida super versátil, dá de preparar qualquer tipo de recheio e deixar diferente sempre. Essa massa ela pode ser feita 100% com farinha integral, diferente de macarrão e pães, que a integral precisa ser no máximo 50%, senão não "dá liga".


Minhas panquecas eu recheei com frango desfiado, milho e requeijão light, ficou uma delícia e bem levinho.

Ingredientes:

- 200 ml de leite (eu uso o semi desnatado, mas se quiser mais light use desnatado)
- 1 xícara de farinha integral
- 1 ovo

Bata os ingredientes no liquidificador ou mixer. Espalhe um pouquinho de óleo em uma frigideira antiaderente e retire o excesso com um papel toalha. Com a frigideira já quente coloque um pouco da massa e gire a frigideira para a massa se espalhar e formar as rodas de panqueca. Só rechear e está ponto!

segunda-feira, 14 de outubro de 2013

Pudim de Café

Para fazer um pudim diferente, só pra não enjoar do clássico (tá, eu sei, não tem como enjoar...), fiz um pudim de café. Ficou diferente, deu um gostinho especial, mas não ficou muito forte, só deu um sabor leve, mas com o delicioso gosto de pudim de sempre. Até quem não era muito fã de café gostou :)

A receita eu peguei do blog Fazendo Arte, nesse post aqui, da Oslaine, mas usei 1 lata inteira de leite condensado em vez de só metade e não coloquei essência de baunilha, porque apesar de eu amar essência de baunilha, no pudim eu prefiro que se sobressaia o gostinho do leite condensado.



Ingredientes:

Caramelo

- 1/2 xícara de água
- 1/4 xícara de açúcar

Pudim

- 1 lata de leite condensado
- 1 xícara de leite
- 2 ovos
- 1 colher de sopa de café solúvel em pó

Para fazer o caramelo é só colocar no fogo o açúcar e a água e esperar ficar com cor de caramelo e então passar para a forma do pudim. Misture todos os ingredientes do pudim e bata no liquidificador ou no mixer. Despeje com cuidado na forma caramelizada e leve ao forno em banho maria a 200º por cerca de 1 hora e meia ou até colocar um palito e sair limpo. Espere esfriar e leve à geladeira até gelar. Para desenformar passe a parte de baixo da forma na boca do fogão acesa para que o caramelo derreta e saia mais fácil.

terça-feira, 8 de outubro de 2013

Macarrão Caseiro Integral

Estou tentando comer algumas coisas mais saudáveis, mudando um pouco a dieta, mas é triste demais abrir mão de tudo que a gente gosta, né? Então resolvi testar fazer massa caseira integral, porque essas que a gente compra prontas não são lá muito boas. Fiz essa massa e ela é incrivelmente boa! Nem dá de perceber que é integral pelo gosto e textura, só pela cor mesmo. Super macia, quase não difere da massa caseira comum e é ótimo para quem procura uma alimentação mais saudável.


Essa semana mudei a alimentação para complementar o início na academia, mas pra minha sorte tive uma distensão muscular logo no segundo dia de academia e agora tive que ficar parada a semana toda em casa e nem sei quando vou poder voltar. Só comigo mesmo que acontece essas coisas. Vamos ver no que que dá. A maioria das coisas que tenho comido são na verdade bem sem graça, tipo frango grelhado, iogurte com granola, ovo cozido, essas coisas, então estou tentando dar uma animada no cardápio saudável (final de semana ainda como besteira com cautela).

Ingredientes:

- 1 ovo (mesma coisa que a massa caseira normal, cálculo de 1 ovo para cada pessoa)
- 50 g de farinha de trigo comum + farinha para deixar a massa no ponto
- 50 g de farinha de trigo integral
- 1 pitada de sal

* Infelizmente não tem como mesmo usar mais de 50% de farinha integral na receita, porque senão a massa não dá liga, começa a quebrar (já tentei). Tem mesmo que ser só 50%.

Misture os dois tipos de farinha em um pote grande e coloque o ovo no meio.


Bata o ovo com um garfo incorporando a farinha aos poucos. Quando ficar difícil misturar com o garfo, comece a misturar com as mãos ou com uma batedeira planetária (eu faço nas mãos mesmo quando é uma quantidade pequena e uso a batedeira em quantidades maiores). Vá adicionando a farinha branca aos poucos até que a massa fique elástica e não grude nas mãos. Passe a massa no cilindro várias vezes até que fique bem homogênea e coloque mais farinha por cima sempre que necessários para que a massa não grude.


Vá diminuindo o tamanho dos cilindros até deixar a massa bem fininha, corte no formato de massa que preferir (eu cortei em spaghetti). Você pode cozinhar a massa assim que ficar pronta em bastante água com sal ou então deixar secando para usar depois.


Ficou realmente muito boa! Eu servi com 1 colher de requeijão light, 2 de leite e 1 fatia de peito de peru picada.

segunda-feira, 30 de setembro de 2013

Frango Frito Los Pollos Hermanos

Pra quem adorou assistir o final de Breaking Bad, um fechamento perfeito seria comer uns franguinhos fritos dos Los Pollos Hermanos. Vai dizer que você, que assistiu a série, não ficou nem uma vez com vontade de comer aquelas delícias gordinhas?


Ingredientes:

- 500g de coxa de frango (eu usei coxa da asa porque só tinha coxa congelada)
- farinha de trigo (o bastante pra empanar, mais ou menos um prato cheio)
- farinha de milho grossa (o bastante pra empanar também, vai menos da metade do saco de 500 g)
- 3 ovos
- páprica picante a gosto
- sal a gosto
- óleo para fritar

Tempere o frango com sal a gosto. Misture um pouco de sal e páprica picante na farinha de trigo que vai empanar e passe bem o frango nessa farinha (um pedaço por vez).


Bata os ovos em um recipiente e mergulhe o frango enfarinhado. Passe o frango na farinha de milho e reserve. Faça isso com todos os pedaços de frango e aqueça o óleo em uma panela (o suficiente para cobrir o frango).


Não deixe o óleo muito quente para que o frango não queime por fora e fique cru por dentro. Coloque para fritar poucos por vez até que fiquem dourados, o que deve levar alguns minutos. Coloque-os em um prato com papel para absorver e o excesso de gordura e voilá!

terça-feira, 3 de setembro de 2013

Mousse de Chocolate Simples

Uma sobremesa simples, mas que agrada todo mundo. Mousse bem aerado e com chocolate de verdade, super fácil de fazer e você ainda aproveita as claras que estavam guardadas no congelador (eu pelo menso sempre que uso gema para alguma receita guardo as claras no congelador, aí é só esperar voltar a temperatura ambiente e usar normalmente).


Ingredientes:

- 200 g de chocolate amargo ou meio amargo
- 2 claras
- 1 lata de creme de leite

Bata as claras em neve e reserve. Derreta o chocolate em banho maria ou no microondas colocando 30 segundos por vez e mexendo até ficar bem derretido. Misture bem o chocolate com o creme de leite e então encorpore as claras em neve com cuidado. Está pronto!

quinta-feira, 29 de agosto de 2013

Bolo de Nesquik

Esse dias me deu uma vontade enorme de comer bolo de Nesquik de morango, sim, aquele produto feito para crianças com sabor de morango para misturar ao leite, então saí pesquisando se esse bolo existia e achei algumas versões e tentei fazer de um jeito que eu gostasse e achasse que ia ficar bom. E não é que ficou gostoso mesmo? Comi vários pedaços, um atrás do outro, que nem criança. Mas eu admito, o mais legal de tudo é que ele é ROSA. Lindo, né?


Eu fiz apenas metade da receita do bolo pra caber nessa forminha de pão, então se quiser fazer assim na forma de pão também (caso você, como eu, more sozinha ou com poucas pessoas) é só dividir a receita, mas eu vou colocar aqui a receita do bolo inteiro, para formas normais de bolo (aquela com furo no meio).

Ingredientes:

- 3 xícaras de farinha de trigo
- 1 xícara de açúcar
- 1 xícara de Nesquik de morango
- 3 ovos
- 3 colheres de manteiga derretida (pode ser no microondas
- 1 colher de sopa de fermento em pó químico
- 1 xícara de leite

É só misturar tudo em uma tigela, untar e enfarinhar uma forma de bolo e colocar no forno pré aquecido a 180º até colocar um palito e sair limpo (o meu demorou mais ou menos uma hora, mas pode variar). Aí você pode desenformar (ou não, como no meu caso) e servir. Esse bolo quentinho com manteiga fica uma delícia!

quarta-feira, 21 de agosto de 2013

Spaghetti com Almôndegas

Prato típico caseiro quando se pensa em comida italiana (já me disseram que na Itália nem é muito comum se comer essa combinação, mas vamos nos ater ao que vem em mente quando vemos esse prato). Acho que é difícil alguém não gostar de spaghetti com almôndegas, ainda mais se forem caseiras.


O molho de tomate eu fiz o meu de sempre, usando uma lata de tomates pelados,o macarrão eu fiz em casa, com 100g de farinha e 1 ovo, mas você pode usar spaghetti comprado pronto e a carne você pode escolher a da sua preferência para moer e fazer as almôndegas.

Ingredientes molho sugo:

- 1 lata de tomates pelados
- 1/2 cebola média
- 2 dentes de alho
- 1 colher de manteiga
- 1 colher de azeite
- 1 colher de café de açúcar
- sal a gosto

Aqueça o azeite e a manteiga em uma panela e coloque a cebola e o alho picados (não precisa picar muito bem, pois depois vai ter tudo batido) e deixar fritar levemente, mas sem dourar. Junte os tomates enlatados (o molhinho que vem junto também) e parta-os grosseiramente com a própria colher apenas para que cozinhe mais igualmente. Coloque o açúcar e o leite (é apenas para quebrar a acidez) e deixe cozinhando com a panela aberta até reduzir bem o molho. Se quiser um molho mais líquido deixe menos tempo e se quiser algo mais como um extrato de tomate mais grosso deixe reduzir bem. Bata esse molho com um mixer na própria panela ou bata no liquidificador. Acerte o sal.

Ingredientes almôndegas:

- 500 g de carne bovina moída de sua preferência (indico alcatra)
- 1 ovo
- 2 colheres de farinha de rosca
- 1 colher de azeite
- sal e pimenta do reino a gosto

Misture tudo em uma tigela e, com as mãos, faça bolinhas (as menores cozinham melhor por dentro). Coloque-as em uma frigideira com óleo aquecido no fundo e deixe dourar de todos os lados.


Junte ao molho de tomate e aqueça se necessário.


Spaghetti:

- 200 g de spaghetti (se preferir fazer o caseiro, receita aqui)

Cozinhar como indica na embalagem e servir com as almôndegas e o molho.

segunda-feira, 12 de agosto de 2013

Agradecimento

Obrigada a quem votou na minha receita para o concurso da Revista Vida Todo Dia. Tenho a alegria de dizer que graças a vocês leitores (ainda que muitas vezes silenciosos), meus queridos amigos e família ganhei o concurso e minha receita foi para a capa da revista, quem quiser acessar essa edição da revista é só clicar na imagem:

quarta-feira, 7 de agosto de 2013

Ravioli de Carne ao Molho Sugo

Esse ravioli foi o prato que as pessoas mais gostaram quando fiz no meu aniversário, então resolvi fazê-lo de novo e colocar aqui a receita. Eu particularmente também adorei. O recheio de carne tem um sabor diferenciado, com um leve toque de vinho branco. Essa receita serve bem 6 pessoas, você pode dividi-la ou aumentá-la para fazer para a quantidade de pessoas que pretender.


Massa:

- 400 g de farinha
- 4 ovos
- 1 pitada de sal

Para preparar a massa, siga os passos que eu já coloquei aqui, passando a massa pelo cilindro e deixando-a comprida, como massa de lasanha, para depois fazer os raviolis.

Molho:

- 3 latas de tomate italiano pelado
- 1 cebola picada grosseiramente
- 5 dentes de alho picado grosseiramente
- 1 colher de chá de açúcar
- sal a gosto
- 1 colher de manteiga
- 1 colher de azeite

Em uma panela aqueça a manteiga com o azeite e refogue a cebola e o alho. Coloque os tomate pelados, esmague-os com uma colher mesmo e junte o açúcar, misturando tudo. Deixe cozinhar em fogo baixo sem tampa até reduzir o molho, o que leva em torno de 10 minutos. Bata o molho no liquidificador ou diretamente na panela com um mixer. Salgue a gosto e reserve.

Recheio:

- 650 g de carne moída (preferencialmente carnes boas para cozimento lento, eu usei o coxão mole)
- 2 xícaras de vinho branco seco
- 3 colheres de manteiga
- 1 colher de azeite
- 3 conchas do molho sugo (o mesmo que será usado para cobrir)
- sal a gosto

Em uma panela aqueça a manteiga e o azeite, coloque a carne moída e mexa de vez em quando até ficar tudo cozido. Acrescente o vinho branco e o molho sugo e deixe cozinhando lentamente em fogo baixo com a panela tampada até o molho reduzir bem, secando toda a água e então salgue a gosto.


Ravioli:

Coloque a massa aberta em cima de uma forma de ravioli ou de qualquer outra maneira de fazer ravioli, como mostrei aqui.


Recheie cada ravioli com a carne, que não deve estar quente, e coloque outro pedaço de massa por cima, cobrindo e pressionando com um rolo de macarrão (ou uma garrafa de vinho) para que sele bem e os raviolis não se abram no cozimento. Separe-os e reserve-os, enfarinhando bem cada um para que não grudem uns nos outros.

Ferva bastante água em uma panela, adicione sal e então coloque os raviolis. Quando eles subirem estão prontos. Retire-os com uma escumadeira e passe para uma travessa (eu gosto de colocar um pouco do molho no fundo do prato para evitar que os raviolis grudem) e então coloque por cima o molho sugo. Sirva em seguida com queijo ralado a gosto.

sexta-feira, 2 de agosto de 2013

Cheesecake de Doce de Leite

Esse cheesecake é coberto com doce de leite, mas é incrivelmente leve, não é muito doce, apenas na medida certa. A base de Negresco dá um toque especial. Fiz ele no meu aniversário e não sobrou nem um pedacinho para contar história.


A receita eu peguei no blog Cozinha Pequena, quem quiser acessar o link da receita original está aqui. Eu fiz algumas mudanças, pois o original leva licor Amarula (deve ficar uma delícia), mas como eu não tinha em casa e não ia comprar só pra usar um pouco na receita, fiz sem e continuou delicioso.

Ingredientes:

- 1 pacote de bolacha Negresco
- 60 g de manteiga sem sal derretida
- 375 g de cream cheese
- 300 ml de creme de leite
- 2 gemas
- 2 colheres de sopa rasas de açúcar
- 1 colher de chá de café instantâneo
- 100 ml de leite
- 3 folhas de gelatina sem sabor
- doce de leite a gosto (usei meio pote)

Triture bem as bolachas Negresco com recheio e tudo (eu usei o liquidificador no pulsar até tirar tudo bem triturado). Misture a manteiga derretida às bolachas trituradas e forre bem o fundo de uma forma com fundo removível forrada com papel manteiga. Leve a forma para a geladeira enquanto prepara o restante da receita.


Bata as gemas com o açúcar até ficar um creme branco (eu usei uma batedeira). Junte o cream cheese e deixe batendo por mais uns 5 minutos. Em outro recipiente hidrate as folhas de gelatina conforme as instruções da embalagem. Dissolva o café instantâneo com uma colher de água quente e junte à gelatina. Acrescente também o leite e misture tudo ao cream cheese. Junte também o creme de leite à mistura e então despeje tudo na forma com o fundo de Negresco. Leve à geladeira (preferencialmente coberto para não ressecar) por no mínimo 3 horas antes de servir.

Agora uma dica que eu li no blog da receita e eu não segui foi o de só colocar o doce de leite na hora de servir. Lá dizia que se colocasse antes podia quebrar o cheesecake, mas como eu achei que o doce de leite era bem molinho não tinha esse problema. De fato, não quebrou, mas exatamente por ser molinho acabou escorrendo tudo do topo para o prato e a geladeira, portanto siga isso à risca: só coloque o doce de leite no topo na hora de servir!

Eu sempre tive dúvida quanto a como desenformar o cheesecake e aprendi uma maneira bem fácil. É só a gente tirar o fundo removível, colocar papel manteiga em um prato e virar o cheesecake nesse prato, como de faz pra desenformar bolo normalmente (o papel manteiga é para não grudar e nem deixar marcada a torta). Aí então você retira a parte de baixo da forma junto com o papel manteiga que já estava, então finalmente vira o cheesecake no prato que pretende servir. Simples, né? E eu complicava tanto.

quarta-feira, 31 de julho de 2013

Nuggets Empanados com Bon Gouter

Nuggets feitos em casa, super simples de preparar e uma delícia, bem crocantes. Você pode fazer com seu biscoito/bolacha salgada favorito.


A ideia de empanar os nuggets com biscoito surgiu assistindo a um vídeo do programa da Nigella Lawson, em que ela ensina a empanar com alguns biscoitos salgados comuns. No vídeo ela também deixa os frangos marinarem em buttermilk ou iogurte, mas não fiz isso porque não tinha nenhum deles em casa, então usei ovo antes de passar no farelo de biscoitos.

Ingredientes:

- 1 peito de frango
- 1 pacote de 100g de biscoito da sua preferência
- 1 ovo

Corte o peito de frango horizontalmente, fazendo filés finos e depois corte do tamanho de nuggets. Triture os biscoitos, que não precisam ficar perfeitamente triturados. Pode usar um liquidificador dando pulsadas ou bater com um rolo de macarrão no pacote (abra um pequeno furo no pacote antes para sair o ar e não estourar).



Passe os pedaços de frango no ovo batido e empane com os biscoitos. Acomode-os em uma assadeira forrada com papel manteiga e leve ao forno pré aquecido a 220º por 15 minutos.


Se sobrarem, é só congelar.

quarta-feira, 24 de julho de 2013

Votação Cupcake

Oi gente!! Minha receita está concorrendo a capa da Revista Eletrônica Vida Todo Dia e a um brinde fofo do blog Espaço Tilidi. Vim aqui pra pedir pra vocês, se possível, votarem na minha receita, que é o Cupcake de Laranja. Pra votar é só entrar no link http://www.tilidi.com/2013/07/concurso-de-receitas-votacao-popular.html ir lá em baixo e votar em "Cupcake de Laranja". Obrigada a todos!! Beijo.


Em breve com mais receitinhas aqui no blog!

domingo, 7 de julho de 2013

Lasanha Rápida de Espinafre

Como já perceberam eu adoro espinafre e principalmente massa com espinafre. Essa lasanha fica uma delícia e é super fácil e rápido de fazer, pois você já mistura todos os ingredientes no molho branco e aí é só colocar ele por cima da massa, intercalando.


Lembrando a minha teoria que lasanha boa nunca fica muito bonita em foto.

Ingredientes:

- 4 folhas de massa de lasanha que vá direto ao forno (fiz caseira com 1 ovo, quem quiser a receita tem aqui)
- 3 colheres cheias de espinafre esmagado
- 2 colheres de manteiga
- 2 colheres de farinha de trigo
- 1 colher de azeite
- 1/2 cebola pequena ou 1/3 da média
- 3 dentes de alho
- +/- 500 ml de leite
- queijo mozzarella ralado a gosto (ralei mais ou menos 1/2 xícara)
- sal a gosto
- pimenta do reino e noz moscada a gosto (opcional)

Aqueça a manteiga com o azeite e refogue a cebola e o alho picados. Junte a farinha e misture bem, deixando cozinhar a farinha por 1 minuto. Vá acrescentando leite aos poucos e mexendo, evitando formar grumos, até que fique um molho um pouco espesso, mas não muito grosso. Se ficar muito ralo coloque só um pouco mais de farinha de misture, se ficar muito grosso coloque mais leite. Ferva água o bastante para cobrir o espinafre, quando ferver desligue e escorra a água. Junte o espinafre ao molho branco e bata tudo no liquidificador ou no mixer, tempere com sal, pimenta do reino e noz moscada a gosto.


Em uma forma pequena de lasanha (para 2 ou 3 pessoas) espalhe um pouco do molho do fundo. Coloque a massa da lasanha e depois mais molho, intercalando com massa e molho até fazer 4 camadas de massa e termine com molho. Rale um pouco mas de queijo ralado por cima e leve ao forno por 30 minutos a 200º e mais 10 minutos a 290º se for de massa caseira, se não, faça como indicar a embalagem.


Foi super aprovada pelo crítico gastronômico aqui de casa :P

sábado, 29 de junho de 2013

Cupcake de Laranja com Ganache de Chocolate Branco

Depois de muito tempo sem fazer cupcake resolvi fazer alguns para levar para o último dia de aula do curso de inglês jurídico :) Nunca tinha feito desse sabor, mas acho eu gostei e acho que o pessoal também já que não sobrou nenhum!


Ingredientes

Massa:

- 4 ovos
- 280 g de açúcar
- 240 g de farinha de trigo
- 2 laranjas grandes
- 50 ml de leite
- 100 g de manteiga
- 2 colheres de chá de fermento em pó químico
- 1 colher de bicarbonato de sódio
- 2 colheres de chá de essência de baunilha (quem quiser fazer a sua dá uma olhada aqui)
- 1/2 colher de chá de sal

Tire as raspas das laranjas com a ajuda de um ralador, deixando a parte branca na laranja (guarde as raspas para decorar).


Retire o suco da laranja e reserve para colocar na massa dos cupcakes. Misture todos os ingredientes secos, a manteiga derretida e então os líquidos. Bata tudo na batedeira até ficar homogêneo. Em uma forma para cupcake ou aquelas individuas de empada coloque forminhas para cupcake. Encha as forminhas com a massa deixando faltar mais ou menos 1 cm em cada forminha.


Coloque os cupcakes do forno pré aquecido a 180º até ficarem prontos (faça o teste do palito, se sair limpo é porque está pronto).

Ganache de Chocolate Branco:

- 400 g de chocolate branco
- 100 ml de creme de leite

Derreta o chocolate em banho maria (o chocolate branco é um pouco mais chatinho de derreter, então sugiro que derreta da forma tradicional no fogão e não no microondas, pois pode correr o risco de passar do ponto). Eu faço o banho maria com uma panela maior com água fervendo e outra menor com o chocolate dentro em cima.


Vá misturando bem o chocolate até ficar todo derretido. Junte o creme de leite aos poucos, ainda em banho maria.


Quando estiver tudo bem misturado e cremoso guarde e espere esfriar antes de colocar nos bolinhos. Pode colocar na geladeira por uns 15 minutos e misturar com uma colher. Não deixe muito tempo na geladeira, pois pode endurecer demais e não ficar no ponto para colocar a ganache, que deve estar em temperatura ambiente. Coloque a ganache dentro de um saco de confeitar com o bico que preferir (eu coloco o saco dentro do copo do mixer para facilitar na hora de colocar a ganache dentro do saco).


Decore os cupcakes com a ganache e coloque as raspas de laranja por cima.


segunda-feira, 24 de junho de 2013

Massa de Pizza Caseira

Aprenda a fazer uma massa de pizza maravilhosa, fofinha e crocante como a dos restaurantes. E o melhor é que é rápido e simples de fazer. A receita é para uma pizza média (duas a três pessoas), assim você pode fazer uma única pizza ou multiplicar a receita para quantas pizzas quiser!


A receita original eu encontrei no site da Laura Vitale, do Laura in the Kitchen. Quem quiser a receita original, que é para duas pizzas, está aqui.

Ingredientes (para uma pizza):

- 1 xícara de farinha
- 1 colher de chá de sal
- 1/2 colher de chá de açúcar
- 1 colher de sopa de azeite
- 1/2 xícara de água morna
- 5g (1/2 colher de sopa) de fermento para pizza (a mesma que é usada para fazer pão)

Aqueça a água até ficar morna (não pode ser quente, pois matará o fermento, deverá estar em um temperatura que você possa colocar o dedo sem se queimar) e misture com o fermento, deixando descansar por uns 5 minutos. Misture todos os ingredientes em uma vasilha, então por último junte a água com o fermento. Se ficar mole demais coloque mais farinha aos poucos, a massa ainda grudará um pouco na mão, mas você consegue pegá-la se estiver com as mãos enfarinhadas. Esse é o ponto. Bata em uma batedeira por 10 minutos. Forme uma bola com a massa da pizza e deixe-a descansar dentro de uma vasilha.


Pincele com azeite de oliva para que não forme uma crosta, cubra a vasilha com plástico ou uma toalha e deixe descansar até dobrar o volume (na receita original diz pra deixar 2 horas, mas eu nunca espero tudo isso, pois normalmente estou com pressa, estão só espero uma meia hora). Pegue um prato raso normal e coloque farinha para cobrir todo o fundo.

Essa parte é meio complicada de explicar, sugiro que assista ao vídeo a seguir a partir do minuto 9:55:


É basicamente colocar a massa achatada dentro do prato, enfarinhando primeiro de uma lado, depois do outro e então rolar as bordas na farinha. No vídeo ela usa uma pá de pizza. Como eu não tenho uma eu faço a pizza direto na forma de pizza, enfarinhando primeiro a forma, então passe a achatar a pizza pressionando com os dedos, deixando a borda mais alta. Você pode ir esticando a massa rodando-a e puxando para fora a massa até ficar do tamanho desejado ou tentar fazer com as mãos fechadas girando o ar, como no vídeo, se quiser arriscar. É bem simples, mas tem que ser rápido para não acabar rasgando a massa ou deixando-a muito fina.


Aí então é só pincelar a pizza com um bom molho de tomate, não cozido, cobrir com mozzarella ralada e seu recheio de pizza preferido. Leve ao forno pré aquecido a 245º, dez minutos de um lado, gire a pizza e deixe mais 10 minutos do outro lado (como eu não gosto tão tostada, normalmente só 8 minutos de cada lado bastam.

Eu uso uma pedra de pizza feita de cerâmica, própria para isso, faz diferença, pois faz com que pães, pizzas e bolos fiquem assados por igual, deixando a pizza o mais parecida possível com uma feita em restaurante e eu acho que vale a pena, pois não é cara e pode ser usada sempre no forno para assar qualquer coisa melhor. Ela só precisa de alguns cuidados, quem se interessar pode ler aqui um guia sobre a pedra de pizza, ótimo para quem quer fazer pizza em casa. Guia aqui.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...