domingo, 23 de outubro de 2011

Ovo de Pata en Cocotte

Quando criança comi ovos de pata da chácara da minha prima e desde então procurava onde conseguir de novo, já que me lembrava sempre daqueles ovos maravilhosos e a chácara já foi vendida. Imagina minha felicidade quando depois de muito tempo achei em uma feirinha no Centro de Florianópolis.

Não tem gosto "diferente" e estranho, apenas mais forte e gostoso, como ovos caipiras, mas com gemas maiores.

Eu queria então fazer algo especial por eles. Tinham que ser o prato principal. Logo me veio a cabeça a receita clássica francesa de Ovos en Cocotte que eu já tinha visto no livro Chefs - Segredos e Receitas. Pareceu digno para os tão esperados ovos de pata.


Ingredientes

- 1 ovo
- 1 colher de café de manteiga
- 1 colher de café de creme de leite/nata (opcional)
- sal e pimenta do reino


Essa é a receita para um ovo, mas pode fazer quantos couberem na forma. Unte cada forminha (estilo ramequim) com manteiga (usei com sal) e salpique sal e pimenta do reino no fundo do ramequim. Coloque o ovo dentro do ramequim com cuidado para não quebrar a gema. Por cima coloque as colheres de manteiga e creme de leite. Não salgue por cima antes de ir ao forno, apenas depois para não enrugar. Em uma forma maior coloque o ramequim dentro e cubra até a metade do ramequim com água quente. Leve ao forno preaquecido a 180º por 15 a 20 minutos e salpique sal por cima quando estiver pronto. Usei flor de sal.

2 comentários:

  1. Muito legal!
    Estava procurando receita para ovos de pata, pois ganhei alguns.
    Adorei essa!
    Simples, diferente, fácil!
    Grata por compartilhar!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...