terça-feira, 11 de outubro de 2011

Risoto de Funghi Freschi Alla Panna

Esse molho de cogumelos que eu usei pra fazer o risoto é suuuper versátil. Outro dia faço só ele pra mostrar como fica direitinho. Normalmente gosto de comer com massa, mas como já tinha arroz pronto e estava com pressa resolvi fazer assim mesmo. O melhor é que esse molho vira um delicioso patê depois de gelado!



Ingredientes:

- 1 bandeja de cogumelos ao natural, creio que tem 200g (meu preferido é shitake picado, mas fiz com champignon natural mesmo)
- 1/2 cebola média
- 1 tablete de caldo de carne
- 1 colher de manteiga
- 1 colher de azeite
- 1 lata de creme de leite
- 1/2 colher de sopa de farinha de trigo
- 2 colheres de sopa de molho shoyu
- sal a gosto
- leite se necessário
- +/- 1 e 1/2 xícara de arroz pronto - eu usei o comum mesmo porque não tinha do arbóreo, mas com certeza deve ficar melhor com arbóreo (use o quanto quiser, se quiser mais cremoso use menos arroz)

Em uma panela aqueça o azeite e a manteiga e em seguida refogue a cebola. Junte os cogumelos frescos picados, mexendo. Eles vão soltar bastante água. Nessa hora coloque o caldo de carne e desmanche-o, misturando. Para engrossar junte meia colher de farinha de trigo (polvilhe por cima de tudo e mexa rápido pra não empelotar). Deixe cozinhar um pouco e misture o shoyu. Pode desligar o fogo e misturar o creme de leite e se ficar muito grosso o molho coloque um pouco de leite. Se precisar coloque sal. Agora é só misturar ao arroz. Se for fazer com o arbóreo, depois que os cogumelos soltarem água, retire-os da panela com uma escumadeira e cozinhe o arroz nessa panela, juntando caldo de carne diluído em água fervente até cozinhar, junte os cogumelos novamente e prossiga misturando os outros ingredientes.

Um comentário:

  1. gostei muito da apresentação. tudo parece fácil e delicioso
    parabéns

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...